Opinião Sincera | HearthStone

 

Diante de uma época em que jogos de cartas vêm e vão, (com exceção de Magic, que claro, veio para ficar), e como fã que sou dos jogos da Blizzard, não poderia deixar de falar sobre um dos jogos que mais tenho jogado atualmente. Falaremos um pouco sobre HearthStone, um cardgame estratégico e divertido, e que, apesar de seus 4 anos de lançamento, continua bastante movimentado, ainda mais por seu gameplay divertido e simples.

HearthStone: Heroes of Warcraft foi o primeiro jogo gratuito a ser disponibilizado pela Blizzard, sendo lançado seguindo a ideia da desenvolvedora de dar mais liberdade e desenvolvimento para o universo de Word of Warcraft e tendo uma grande inspiração em Magic: The Gathering, apesar disso, Hearthstone apresenta a ideia de ser mais simples e amigável aos olhos de novos jogadores, conseguindo assim atrair uma grande massa.

Como citado, o jogo possui mecânicas simples e bem intuitivas. Ele é totalmente localizado para o Brasil, contando com todos os menus e informações de cartas em português. Primeiramente, somos apresentados aos nove heróis (classes) do jogo, cada herói possui um poder heroico (habilidade especial que pode ser utilizada nos seus turnos no jogo), além de um conjunto específico de cartas que pode ser adicionado ao seu deck. Além das cartas de classe, temos também cartas padrões que podem ser utilizadas por qualquer herói. Seu deck, no formato normal de jogo, contém 30 cartas.

As nove classes do jogo. Algumas classes possuem também uma variação que pode ser comprada, mudando apenas esteticamente o jogo.

As nove classes do jogo. Algumas classes possuem também uma variação que pode ser comprada, mudando apenas esteticamente o jogo.

Quanto ao sistema de combate do jogo, após ter escolhido seu herói e criado seu deck, os jogadores entram em um combate, onde cada herói possui 30 pontos de vida e o objetivo é zerar esses pontos. O jogo possui um sistema de mana, onde, a cada turno, um cristal de mana é adicionado para cada jogador. Iniciamos com 1 cristal de mana e obtemos até no máximo 10 (sem contar efeitos especiais), cada carta também possui seu valor de mana para ser invocada, assim como ocorre no poder heroico. Cada jogador possui um turno para realizar suas invocações e atacar o oponente, seja diretamente a vida do herói (desde que nenhum efeito impeça isso) ou a uma outra carta em jogo.

Com um sistema de batalha simples, HearthStone é uma otima porta de entrada para novos jogadores de  cardgames  ou curiosos.

Com um sistema de batalha simples, HearthStone é uma otima porta de entrada para novos jogadores de cardgames ou curiosos.

Falando um pouco mais sobre as cartas, possuímos cartas de lacaios, feitiços, segredos e armas. Lacaios são os monstros utilizados no combate, feitiços possuem diversos efeitos aleatórios que podem ser utilizados durante a partida, como causar dano a um lacaio ou curar o seu herói. Segredos são como feitiços armadilhas, que possuem um efeito que é ativado ao ocorrer determinada ação em campo e, por fim, armas dão um bônus e a possibilidade de ataque ao seu herói. As cartas possuem quatro níveis de raridades, definido por suas cores, sendo que as mais raras comumente possuem os efeitos mais fortes e diferenciados, assim como um maior custo de mana.

Cada carta pode possuir um efeito bônus, que pode alterar a forma como ela funciona. Temos quatro efeitos padrões que geralmente são os mais comuns no jogo. Por exemplo: “Grito de Guerra”, que ativa algum efeito quando a carta é invocada; “Investida”, onde o monstro pode atacar naquele mesmo turno em que foi jogado (em situações normais o monstro precisa aguardar pelo menos um turno para atacar); “Provocar”, onde você precisa destruir essa carta para atacar o herói ou qualquer outro lacaio; e “Último Suspiro”, que, assim como “Grito de Guerra”, ativa algum efeito, porém dessa vez quando a carta é destruída. Outros efeitos ainda podem ser encontrados no jogo, como é o caso de “Roubar Vida”, que permite ao seu lacaio ou arma roubar para seu herói os pontos de vida retirados de outro lacaio ou herói.

Nos modos de jogo, temos: “Jogar”, onde você tem a possibilidade de jogar contra oponentes de forma normal ou ranqueada, o modo “Arena”, onde você escolherá entre três heróis aleatórios e terá de formar um deck com cartas também aleatórias, para disputar com outros jogadores nas mesmas condições, ganhando recompensas a depender do número de vitórias; temos o modo “Aventura”, que contém diversas aventuras e missões, algumas delas gratuitas e outras pagas, onde podemos enfrentar NPC’s inimigos buscando recompensas (como cartas novas) e, por fim, temos o modo “Taverna”, onde semanalmente temos um modo de jogo com desafios e regras diferentes.

Apesar de muitos o considerarem como um jogo Pay To Win, HearthStone consegue ser absurdamente divertido, além de justo, mesmo com um deck inicial, pela sua forma de ranqueamento e pelo fato de que é possível ganhar e criar diversas cartas in game, além de ganhar pacotes por meio das missões diárias. E como recompensas do modo “Arena”, caso deseje investir também, a chance de ganhar cartas raras e lendárias aumenta consideravelmente, porém não é uma obrigação, caso você queira ter boas partidas e vitórias.

Por fim, HearthStone é uma ótima pedida, tanto caso você deseje apenas se divertir casualmente por umas horas, como caso você realmente queira se aprofundar no jogo e realmente se desafiarnas partidas ranqueadas e de arena. Um jogo divertidíssimo e interessante para os fãs de cardgames estratégicos. Os fãs de Magic também podem se familiarizar com o game, apesar de o mesmo ser bem menos complexo e não ter tantas opções e combinações. De qualquer forma é uma otima recomendação, caso você nunca tenha tido contato com ele, ou queira entrar no mundo dos cardgames.