Opinião Sincera | Meteor Garden (Jardim de Meteoros)

 

Este ano, estreou na televisão chinesa uma adaptação do mangá de Yoko Kamio, “Hana Yori Dango”, uma obra bastante conhecida que foi transformada em drama por diversos países, sendo sua versão coreana “Boys Over Flowers” considerada um clássico. A trama chinesa, intitulada Meteor Garden (Jardim de Meteoros), possui 48 episódios e é a adaptação mais longa já feita até então. Um dos grandes destaques desta nova versão foi o fato de que conseguiram adequar bem a história para os dias atuais, dando um ar moderno e mais próximo dos telespectadores.

Meteor Garden acompanha a história da jovem Dong Shancai após conseguir entrar na Mindge, uma das universidades de maior prestígio da China. Seus dias calmos como caloura começam a mudar depois de conhecer o F4, um grupo famoso de veteranos composto por quatro rapazes: Daoming Si, Huaze Lei, Yan Ximen e Feng Meizuo. Shancai discute e entra em conflito com Daoming Si, um rapaz arrogante que decide se vingar tornando-a alvo de ataques maldosos diretos. Ao mesmo tempo em que Shancai resiste a todo tipo de provocação de Si, sua relação com Lei se estreita e ela se aproxima cada vez mais dele, deixando o outro rapaz cada vez mais enfurecido.

Nesta adaptação, um dos elementos que mais atraiu a atenção foi a escolha do elenco masculino para interpretar o F4. Os atores Dylan Wang, Darren Chen, Caesar Wu e Connor Leong, que interpretam, respectivamente, Daoming Si, Huaze Lei, Yan Ximen e Feng Meizuo, não decepcionam no quesito beleza, fazendo jus à fama de deuses de seus personagens. Por vezes, enquanto estamos assistindo a um episódio, podemos nos pegar admirando os rapazes como qualquer outra estudante da Mindge faria. Abaixo vocês encontram uma pequena amostra do que esperar do novo F4.

Um ponto que eu considero bastante positivo de Meteor Garden é o destaque que é dado para as relações de amizade. Por ser um drama mais longo, algumas coisas podem ser melhor apresentadas e esse acréscimo é bastante benéfico para a história porque torna o relacionamento de todos menos superficial. Até mesmo as brigas, comuns em um grupo de amigos, contribuem para deixar mais próximo da realidade os acontecimentos que circundam os personagens. Eu gostei bastante de ver essas interações, seja em um simples encontro de amigos, seja em uma conversa para tentar ajudar um ao outro, é bem interessante perceber todo o suporte do grupo em momentos de felicidade e tristeza – é como perceber e dar valor às pequenas coisas da vida.

Uma questão que causou discordância entre o público foram as atitudes violentas de Daoming Si. Houve quem considerasse normais as atitudes agressivas do personagem, e houve quem considerasse que ele agia de maneira extremamente abusiva. Algumas atitudes do Si realmente chocam bastante no começo, mas quem conhece a história de Hana Yori Dango sabe que essa atitude faz parte da evolução do personagem, que passa a se tornar mais comedido à medida que se apaixona por Shancai.

Shancai é uma personagem complicada. Você vê todo o esforço que Daoming Si tem para demonstrar seus sentimentos pela jovem e ela sempre age como se ele estivesse brincando, não o leva a sério e se irrita com ele, tratando-o mal. Isso acontece uma, duas, três, quatro vezes... O que era uma coisa engraçadinha no começo se torna um pouco irritante com o passar dos episódios porque parece que não há nenhuma evolução na atitude da personagem, que continua com esse comportamento de novo e de novo. Quando as coisas começam a andar, no entanto, elas mudam de figura. É bonito ver o desenvolvimento da relação e do carinho deles, e você continua torcendo para que nada atrapalhe o relacionamento dos dois.

Em Meteor Garden, uma grande questão de outras adaptações, como Boys Over Flowers, é solucionada. Não há como shippar errado – realmente, não dá. O drama deixa isso bem claro ao apresentar a relação entre os personagens Daoming Si, Huaze Lei e Dong Shancai – esse triângulo amoroso é trabalhado de forma que, se você achava que a mocinha deveria ficar com o melhor amigo do protagonista no começo, você mudará de ideia depois.

Meteor Garden é um drama envolvente que fica lado a lado a Boys Over Flowers como melhor adaptação. Embora possua 48 episódios, é dada uma importância maior aos plots secundários do que em outras versões, permitindo que conheçamos mais os personagens e não tornando cansativa a trama do plot principal. Se você está à procura de um drama divertido e cativante, que explora romance e amizade em diferentes nuances, Meteor Garden é uma excelente aposta!