Opinião Sincera | La Forêt (O Bosque)

 

O Bosque é uma série/minissérie de drama policial e mistério criada e produzida por Delinda Jacobs e dirigida por Julius Berg, lançada em 2017 pela rede televisiva belga La Une, pela rede televisiva francesa France 3 e distribuída no Brasil pela rede de streaming Netflix, em 2018. O Bosque ganhou o prêmio de melhor série no Festival de La Rochelle, em 2017. A série conta apenas com uma temporada de seis episódios com 50 minutos em média cada.

(Alerta de spoilers)

A série se inicia com a personagem Jeniffer, uma garota de 16 anos, que acaba desaparecendo no meio da noite na floresta da pequena e isolada vila de Ardenas, França. Com isso, somos apresentados ao personagem principal, Gaspard, o novo capitão da policia de Ardenas, que com a ajuda da policial Virginie tenta desvendar o mistério por trás do desaparecimento de Jeniffer. O capitão Gaspard conta também com a ajuda da professora da escola de Jeniffer, a professora Eve, que passa a analisar o comportamento dos alunos da escola Saint Etienne, escola local da vila Ardenas.

Por ser uma vila pequena, todos se conhecem e ficam chocados com o desaparecimento da jovem e pode-se perceber por meio das investigações que os cidadãos de Ardenas escondem vários segredos, mentiras e crimes.

A série tem alguns pontos positivos, como a facilidade de contar aa história, a fotografia, a trilha sonora e principalmente a não previsibilidade de quem é o serial killer por trás da trama. O Bosque pode ser considerado uma boa série, é leve, não é cansativa, é fácil de assistir. Algo interessante foi a abordagem da prostituição de menores.

Por outro lado, precisa-se evidenciar que existem muitos pontos negativos, deixa a desejar na previsibilidade de resolver algumas situações, poderiam ter desenvolvido melhor alguns personagens e o elenco peca muito na atuação, pois existem personagens com “efeito Fiuk”, sem expressões, sem leitura. Outra coisa que incomoda muito é o fato de que os personagens aparecem naquele momento oportuno, do nada. Apesar disso, tudo é explicado e deixa o telespectador preso em descobrir o final da história.

Confira o trailer abaxo: