Opinião Sincera | Sob Pressão

 

Podem me julgar, mas toda vez que vejo algo cinematográfico feito pelo Brasil tenho minhas reservas, e não foi diferente em Sob Pressão. A minissérie brasileira retrata nada mais nada menos que uma das polêmicas maiores do país: a saúde pública.

Sob Pressão é um filme brasileiro de drama lançado em meados de 2016. Dirigido e produzido por Andrucha Waddington (Pesquisem! Diretor brasileiro muito bom), o longa é inspirado na obra real e homônima escrita de um cirurgião torácico a uma jornalista, e a série que vamos falar aqui é inspirada em ambos.

A priori, pensei que o diretor apelaria por um caminho de sensibilização de quem estava assistindo para tudo quanto o governo (mesmo com todas as mazelas) consegue fazer pela saúde do Brasil. Ou então mostrar uma utopia do naipe de Grey’s Anatomy ou House MD. Entretanto, meus caros, a série é visceral e comunga de todas as nuances do made in Brazil.

No geral, a série é composta por casos de pacientes com diversos diagnósticos que serão atendidos no hospital público. Os casos não são absurdos como em uma série americana, mas a gestão do caso é que é fascinante. Como não é novidade, a saúde pública é precária e, nesse hospital, não é diferente. Falta muitos materiais e estrutura para atendimento, e é nessa hora que a equipe de saúde faz a “mágica” acontecer. É mangueira virando dreno, camisinha de látex contendo hemorragia, furadeira de parede usada em cirurgia de osso, etc. As coisas mais inimagináveis acontecem em cada episódio. E, obviamente, tem que ter de praxe um draminha aqui, uma paixão acolá, fazendo a gente torcer por cada paciente e cada pessoa daquele hospital.

E como eu sempre costumo escrever, o cinema como arte existe para um propósito. A equipe médica é composta por um dos atores mais elogiados e premiados nos últimos tempos, o Júlio Andrade, que interpreta o Dr. Evandro - Cirurgião geral do hospital. E é por ele que passam basicamente todos os pacientes. Daí você fica imaginando: qual seria o interesse em assistir uma série dessa? Você já pensou sentir quase que na pele tudo o que um hospital público oferece para médicos com anseio de salvar vidas? Não. Em Sob Pressão, você vai entender o porquê de dinheiro para essa profissão não ser nada (pelo menos para os médicos do hospital Nossa Senhora das Dores).

Um detalhe muito válido é que, por passar na Globo (e considerando que ainda é uma das empresas de televisão com maior audiência), eles aproveitaram o ensejo para educar socialmente as pessoas quanto à saúde. Cada episódio tem uma temática central bem comum entre as incidências de doenças no Brasil e mostra o quanto aquela doença poderia ser evitada, como deve ser tratada e qual a sintomatologia específica delas.

Sob pressão é brasileiríssima, conquista quem assiste com um jeito faceiro pelo elenco forte, educa de uma forma sutil e eficiente, e ainda mostra como de fato é o famigerado hospital público. E então, no final de cada episódio, tenta pensar em como seriam esses pacientes sem esse hospital? Será que esses médicos são heróis que devem ser copiados? Ou será que o sistema precisa ser mudado radicalmente pelo próprio governo que o corrompe?