Opinião Sincera | Siren's Lament

 

Ficha Técnica:

Nome: Siren’s Lament

Autora: Instantmiso

Gênero: Comédia, Drama, Romance, Fantasia

Capítulos: 123 (em andamento)

Desde o seu lançamento, Siren’s lament se mostrou um grande sucesso, tornando-se bastante popular entre seus leitores. Publicada através de uma editora online (Webtoon), esta webcomic é um dos grandes destaques do gênero de fantasia e romance da plataforma. Com atualizações semanais, esta história, ainda em andamento, já encerrou seu primeiro grande arco (ou temporada), estando atualmente em seu segundo arco.

Siren’s Lament conta a história de Lyra, uma jovem tímida que tem sua vida transformada depois de entrar em contato com o mundo das sereias. Até então, o cotidiano de Lyra consistia basicamente em administrar a floricultura que herdou de sua avó com a ajuda de Shon, o irmão de sua melhor amiga. A jovem, no entanto, guarda um segredo: ela nutre uma paixão secreta por Shon e sofre ao se comparar com a namorada do rapaz, Aleah – uma moça linda, segura de si e bem-sucedida. Certo dia, Lyra, de coração partido, sai em um passeio noturno e, após um acidente, se depara com um misterioso tritão que transmite para ela uma maldição, mas algo dá errado durante essa troca. Lyra e o tritão, então, precisam trabalhar juntos para descobrir o que aconteceu e tentar resolver este problema, ficando ambos mais próximos durante este processo.

Um dos aspectos que chama a atenção nesta webtoon é em relação a representação do mito das sereias. Em Siren’s Lament, acredita-se que Poseidon (não o Deus grego do mar, e sim um feiticeiro) criou a “benção e maldição” de se tornar uma sereia para os humanos que estivessem com o coração partido – ou seja, todas as sereias são, originalmente, humanas. A partir de então, formou-se um ciclo: quando um humano de coração partido está à beira de se afogar, uma sereia pode oferecer a ele a proposta de uma segunda chance de viver, sob a condição de que o humano perderá todas as memórias de sua vida até então e se tornará uma sereia, um ser solitário e nômade do mar. Dessa forma, uma troca é feita: o humano se torna uma sereia e a sereia se torna humano. Além disso, as sereias, além de esquecerem quem são, também não possuem sentimentos, vivendo apenas com o propósito de encontrar alguém com o coração partido, atrai-lo para o mar e trocar de lugar com a pessoa para que possam, enfim, tornar-se humanos de novo e recomeçar.

Três pontos contribuíram bastante para o sucesso desta webtoon: sua arte, sua trilha sonora e a caracterização dos personagens. Em relação à arte, o traço da autora é extremamente atrativo. As cores utilizadas auxiliam na atmosfera que os quadrinhos querem passar e, além disso, as cenas embaixo d’água merecem uma atenção especial por sua beleza e suavidade, trazendo uma sensação de movimento vista em poucas histórias.

            Sobre a trilha sonora, pode soar um pouco estranho uma webcomic ter música, mas é exatamente isso o que acontece! Alguns capítulos possuem trilha sonora e isso complementa bastante a experiência do leitor e a imersão com a história, mas só será possível ter acesso aos capítulos com música se você utilizar o site ou aplicativo da LINE Webtoon, editora oficial. É interessante porque costumamos associar “sereia” com “música”, então uma trilha sonora em uma história sobre sereias é realmente um diferencial – seja um instrumental com piano ou violino ou, até mesmo, sons que se assemelham com o barulho de água. Essa trilha realmente chama a atenção e se torna mais um atrativo para a Webcomic.

A caracterização dos personagens engloba desde sua aparência física até sua personalidade. É possível encontrar diversas etnias nos personagens da história, o que é considerado um fator bastante positivo por sair do padrão que estamos acostumados a ver em quadrinhos neste estilo. Além disso, a forma como os personagens interagem entre si é bastante natural, por mais simples que o personagem seja, ele ainda assim parece uma pessoa real – quando eles estão em grupo é como se estivéssemos observando interações de nossos amigos na vida real, o que traz uma aproximação com o leitor e ajuda para que a leitura flua de maneira bastante prazerosa.

Em relação ao enredo, a autora fez um excelente trabalho com a forma como a narrativa se desenvolve. Tudo o que acontece na história é planejado e tem um propósito - todas as cenas são importantes, não estão ali apenas para ocupar espaço. Os elementos que compõem o enredo são muito bem organizados, os capítulos são feitos de forma que contribuam para a questão principal, dando informações e construindo o terreno necessário para o desenvolvimento da narrativa. A autora consegue prender a atenção do leitor de uma forma incrível, nos mantendo curiosos querendo sempre saber o que vem a seguir, fazendo com que devoremos um capítulo atrás do outro e estejamos sempre ansiando por mais.

Siren’s Lament é uma webtoon que tem todos os elementos necessários para ser uma excelente história, possui um grande potencial e é realmente uma ótima leitura. Mesmo que o leitor não seja muito fã de romance, a narrativa te prende de um jeito que é bem difícil resistir, especialmente pelo toque de fantasia que a história possui. É muito fácil se identificar e gostar dos personagens, a trama faz com que você se questione muitas coisas e te leva a mergulhar na leitura para descobrir as respostas que você procura. A princípio, quando me recomendaram essa webtoon, eu pensei que era apenas uma história boba e simples, mas me surpreendi bastante com o que eu encontrei – eu me encantei pela história, pelos personagens, pelo mistério, por cada pedacinho que faz esta obra ser o sucesso que ela é! Passei horas e horas lendo, imersa neste mundo da autora, sem me entediar um momento sequer. Em resumo, Siren’s Lament é uma leitura que eu recomendo bastante. Se você der uma chance, você não irá se arrepender! Vou deixar o teaser (em inglês) com vocês para que possam sentir um pouquinho do que eu tentei mostrar aqui. Aproveitem! 

Ficou interessado?

Se quiser ler Siren’s Lament, acompanhe os links a seguir:

Versão original em inglês:

https://bit.ly/2SGSmue

Versão em português traduzida por fãs (infelizmente essa versão não acompanha a trilha sonora):

https://bit.ly/2QxAANi