Opinião Sincera | Gravity Falls

Gravity_falls_wallpaper.jpg
 

Lançado em outubro de 2012, Gravity Falls (intitulado no Brasil como Gravity Fall: um verão de mistérios) é uma animação criada por Alex Hirsch e exibida no Disney Channel até fevereiro de 2016, contando com duas temporadas.

O cartoon conta as aventuras do casal de irmãos gêmeos Dipper e Mabel Pines, que vão passar o verão na casa de seu tio avô (ou Tivô, como chamam) Stan, dono de uma atração turística intitulada “Cabana do Mistério” na cidade de Gravity Falls no Oregon. O tédio dos primeiros dias acaba quando Dipper encontra um misterioso diário que afirma a existência de uma série de segredos na cidade. A partir disso, tanto a família Pines quanto os funcionários do estabelecimento de Stan se envolveram nas investigações do que causa os estranhos eventos no local.

O desenho possui um texto muito bem criado, contando com personagens icônicos: Dipper é um pré adolescente que se interessa por mistérios, suspense e histórias fantasiosas (com direito a um episódio com referências a D&D na segunda temporada); Mabel é uma garota extremamente animada e é a melhor personagem da série muito cativante. Sendo difícil, não gosta da hiperatividade dela e de seu porco de estimação Waddles; Stan é aquele típico tiozão rabugento que todos temos em nossas famílias. No elenco secundário, temos o “faz tudo” da Cabana do Mistério, Soos Ramirez, um rapaz de 22 anos (que inclusive aparece em uma edição de Howard the Duck, da Marvel Comics) que vive com sua Abuelita; e Wendy, uma adolescente que trabalha no caixa da Cabana, filha de uma família de lenhadores.

gravity-falls.jpg

O que mais gostei nessa animação foram os vários simbolismos, referências e brincadeiras que seu criador colocou. A série, até certo ponto, é inspirada na infância dele, onde ele e sua irmã gêmea passavam os verões na cidade de Boring no Oregon. Além disso, vários personagens tem inspiração em amigos e colegas de trabalho de Alex. Gravity Falls faz referências a outras séries e desenhos, como Twin Peaks, Hora da Aventura e Rick and Morty. Também existem os vários textos e mensagens criptografadas que os fãs se juntaram em fóruns na internet para desvendar.

 Gravity Falls teve uma grande recepção do público, recebendo diversas críticas positivas em várias revistas, inclusive na Forbes, que afirmou que o desenho “era a melhor coisa na TV naquele momento”. No IMDb, sua classificação no ranking geral é de 458 (até a data em que esse texto foi escrito), contando com a nota de 8.9. Recomendo imensamente à todos, principalmente para os amantes, como o Dipper Pines, de histórias de mistério e suspense e para aqueles, como a Mabel Pines, gostam de um riso fácil e marcante.

stan.jpg