Opinião Sincera | Berserk

imagem retirada do Google

imagem retirada do Google

 

              Tendo sua serialização iniciada em agosto de 1989 na revista Monthly Animal House (atualmente chamada de Young Animal), Berserk (ベルセルク, Beruseruku) é um dos mais aclamados seinens e o maior clássico do mangaka Kentaru Miura.

              A história se passa em uma Idade Média sombria e extremamente violenta, onde o medo de ser morto, por demônios ou por pessoas, é uma realidade. Nesse mundo cruel e escuro, surge Gattsu (Guts, na versão ocidental), um ex mercenário nascido de uma mulher enforcada em um campo de batalha, portador de uma espada assustadoramente gigante e que vaga em busca de vingança contra Griffith, o antigo líder do “Bando do Falcão” e amigo de Guts, que amaldiçoou todos que o seguia para realizar suas ambições. Nessa jornada, nosso anti-herói enfrentará demônios tão bizarros que parecem ter saído de um quadro do Hieronymus Bösch, fanáticos religiosos e toda a podridão da natureza humana que busca saciar seus desejos sem se importar com o preço.

Bosch à esquerda, Berserk à direita

Bosch à esquerda, Berserk à direita

              Importante notarmos que, como já disse acima, Guts é um anti-herói. Ele não possui uma gota sequer de empatia, tendo a crença de que apenas os fortes podem sobreviver e aqueles que não podem se defender vão merecer sua morte. Isso é explícito logo no começo, onde ele ri de qualquer um que peça a sua ajuda. Porém, a frieza dele não é ao acaso e, quando conhecemos a história de sua vida, compreendemos o caminho que ele percorreu até se tornar um indivíduo tão cruel. Noções como bem e mal aqui são totalmente fluidas, faces da mesma moeda e, ao longo da saga, elas são totalmente misturadas.

              Como historiador, vejo a representação feita da chamada Idade Média (476 – 1453) muito interessante. Vários fenômenos que ocorrem no mundo de Berserk possuem paralelos com eventos ocorridos durante a Baixa Idade Média, demarcação temporal que representa o final dessa era e a crise do sistema feudal de sociedade. Em seu passado, Guts foi um integrante do exército mercenário “Bando do Falcão” e lutou no conflito em os reinos de Midland e de Tudor, que possui várias semelhanças com a Guerra dos 100 anos entre a França e a Inglaterra. Além disso, uma praga propagada por ratos aparece na história, tendo fortes semelhanças com a Peste Negra no século XIV. Já no arco da Abadia de Albion, Guts se depara com a inquisição e sua brutalidade contra aqueles que “se desvirtuaram da fé”.

berserk-12-08-17-1.jpg

              Berserk é um sucesso de venda e público, tendo, em 2016, atingido a marca de 40 milhões de volumes vendidos no mundo inteiro. A obra também já foi adaptada para várias mídias, tendo tido já duas séries animadas (em 1997 e em 2016), três filmes retratando a saga “Era de Ouro”, três jogos de vídeo game (sendo o mais recente em 2017 para Playstation 4). Kentaru Miura recebeu em 2002 o prémio cultural Tezuka Osamu para os melhores mangás, sendo assim considerado um dos melhores quadrinhos japoneses de todos os tempos.