Opinião Sincera | O Vazio (Netflix)

 

              "O Vazio" é uma série de animação canadense criada por Vito Viscome e dirigida por Josh Mepham e Greg Sullivan que foi ao ar na Netflix no dia 08 de junho de 2018. Sua primeira temporada conta com 10 episódios, todos disponíveis no serviço de streaming.

              A animação começa com três adolescentes que acordam presos numa sala sem portas, um ambiente que lembra muito o banheiro do primeiro filme da franquia Jogos Mortais. Os três não têm nenhuma memória sobre suas vidas antes de pararem ali e de seus nomes, que encontram escritos num papel no bolso de cada um.

              Rapidamente eles conseguem sair dessa prisão e se deparam com uma floresta esquisita, que é o ponto de partida dessa aventura bem estranha que eles devem encarar. Ao longo dos episódios eles vão descobrindo novas paisagens e ameaças, como também vão descobrindo os aliados mais inusitados para ajudá-los a escapar desse lugar. Eles também contarão com diferentes poderes que descobrem ao avançarem em sua jornada.

              Essa premissa de jovens perdidos num mundo estranho com diferentes poderes tentando voltar para casa lembrou bastante Caverna do Dragão, mas com uma complexidade menor e mais leve, com muitos momentos de piadas que ajudam a quebrar um pouco a tensão que surge quando se deparam com uma nova ameaça.

              Para somar às semelhanças com outros elementos da cultura pop, alguns aspectos da animação também lembraram a série literária Desventuras em Série, com os protagonistas chegando a um lugar novo, conhecendo novos personagens e alguma coisa dando errado fazendo com que sejam mandados para outro lugar por um homem misterioso, que lembra o mestre dos magos (novamente a semelhança com Caverna do Dragão) e recomece o ciclo.

              Os episódios podem se arrastar um pouco, com alguns momentos repetitivos e os mesmos lugares sendo revisitados, mas, ao chegar no momento final, nos deparamos com uma reviravolta de “explodir” cabeças que faz com que fiquemos curiosos para ver a continuação dessa aventura numa próxima temporada que deve trazer respostas sobre os mistérios que ficaram no ar sobre esse mundo desconhecido.

              “O Vazio” é uma animação bem interessante para quem está buscando algo rápido e instigante para assistir, pois são poucos episódios de, em média, 20 minutos. De início, parece que é só um desenho comum, mas nos primeiros episódios acontecem muitas situações e diálogos bem aleatórios que te deixam com uma cara de what the fuck?”. Vale a pena conferir!