Opinião Sincera | Save Me - BTS (Webtoon)

 

Um dos grandes destaques do mundo da música nos últimos tempos é o grupo sul-coreano BTS. Estreado pela Big Hit Entertainment em 2013, o grupo se tornou bastante popular e venceu diversos prêmios internacionais, conquistando cada vez mais fãs. Além de suas incríveis performances de palco e músicas envolventes, o BTS também foi responsável pela criação do Universo Bangtan, uma realidade alternativa centrada em uma série de videoclipes produzidos independentemente que apresentam personagens inspirados em cada um de seus membros.

No início de janeiro deste ano, BTS criou uma nova conta no Twitter chamada @Smeraldo_Books com o intuito de explorar ainda mais o Universo Bangtan, sendo através dessa conta que foi anunciada uma grande novidade. A franquia dessa realidade alternativa já se expandiu ao ponto de incluir curtas-metragens, animações, cartazes e notas de álbuns e, agora, possui também uma webtoon.

No dia 16 de janeiro foi lançado, pela Webtoon Entertainment (em parceria com a Naver Webtoon e Big Hit Entertainment), a nova Webtoon SAVE ME. A BigHit Entertainment foi encarregada de fornecer o enredo, enquanto o artista Lico ficou responsável pela sua adaptação e incorporação ao webtoon. SAVE ME está sendo lançada simultaneamente em coreano, inglês, japonês, chinês, indonésio e tailandês, com um novo capítulo sendo lançado a cada semana até sua finalização em abril, ao alcançar 16 capítulos. Os capítulos podem ser lidos gratuitamente através da plataforma da LINE Webtoon e NAVER Webtoon.

A trama de SAVE ME ocorre no Universo Bangtan, a realidade alternativa do BTS. Essa webtoon tem a proposta de explorar de maneira mais profunda esse universo, centrando-se no que já foi apresentado em diversos videoclipes da era “The Most Beautiful Moment In Life “ que, desde o seu lançamento, deixou os fãs com muitas dúvidas e teorias em relação a esse universo alternativo.

SAVE ME narra a história de sete amigos que acabaram se distanciando com o passar do tempo. Depois de dois anos, um deles (Seok Jin) retorna dos Estados Unidos e se depara com uma realidade sombria, embarcando em uma jornada de viagem no tempo para tentar se reconectar e salvar seus amigos. A sinopse oficial desta Webtoon é a seguinte:

“Sete rapazes. Melhores amigos. Seus destinos foram entrelaçados durante os bons tempos que passaram juntos, mas também nos tempos difíceis tendo em vista que eles seguiram caminhos separados e sofreram muito como consequência disso. Quando tudo está quase perdido para esses garotos, a um deles é dada uma chance especial de voltar no tempo e ajudar seus amigos a consertar os erros que os levaram a seguir esse caminho. Ele fará qualquer coisa para salvá-los, mas ele conseguirá? Ou já é tarde demais? ”

A primeira impressão que a webtoon passa nos primeiros capítulos é a de que ela é repetitiva – a mesma situação se repetindo de novo e de novo e de novo, o que é um pouco cansativo. No entanto, é justamente essa a temática que permeia toda a trama de SAVE ME, a viagem no tempo e as tentativas de mudar o tenebroso futuro. Passado esse estranhamento inicial, você consegue de fato mergulhar na proposta e se questionar, junto com o protagonista, qual a melhor forma de impedir que as situações aconteçam.

Uma questão que levantou certa polêmica foi em relação aos conteúdos sombrios retratados em SAVE ME. Alguns fãs consideram a temática pesada levando-se em consideração que muitas pessoas que acompanham o grupo são bem jovens, enquanto outros defendem que quem de fato acompanhou tudo o que foi lançado até o momento em relação a este universo alternativo (incluindo os que realmente leram as notas dos álbuns relativas a isso) já sabia o que esperar, não sendo nenhuma surpresa o que a trama está trazendo. De uma forma ou de outra, é importante mencionar aos desavisados que esta não é uma história “fofa”, ela aborda temas como suicídio, violência e abuso de forma explícita, sem apelar, ainda assim, para representações gráficas excessivas. Na minha opinião, a história consegue passar bem o que pretende sem que haja exageros.

Eu particularmente gosto bastante do traço do desenhista desta webtoon, e as cores frias utilizadas na composição das cenas ajudam a completar o ar sombrio que a história pretende passar. Lico, o artista responsável, é o mesmo autor de outra webtoon de sucesso da plataforma e da qual eu gosto bastante, Refund High School, e esse foi um dos motivos que me levou a ler esse novo trabalho dele.

Como mencionado anteriormente, muitas cenas de SAVE ME são reproduções de cenas que aparecem nos videoclipes da era “The Most Beautiful Moment In Life “ do BTS.  Uma amiga me mostrou dois videoclipes deles e eu fiquei bastante empolgada reconhecendo as cenas que eu vi nos quadrinhos nos clipes, então eu imagino que essa empolgação para quem já acompanhava a carreira deles deve ser bem mais intensa porque os fãs estavam esperando por essa explicação do que de fato estava acontecendo no Universo Bangtan já faz algum tempo. Se você decidir dar uma chance a esta webtoon, eu recomendo que, após a leitura, você também assista um videoclipe ou outro para sentir essa sensação envolvente de reconhecimento.

SAVE ME possui um enredo atrativo para qualquer tipo de leitor, mesmo aqueles que não estão envolvidos nesse mundo de descobertas do BTS, assim como eu. Você se envolve na trama e quer saber como essa questão toda será solucionada, se surpreendendo com as mudanças que ocorrem nas linhas do tempo decorrentes do efeito borboleta. É uma webtoon que vale a pena a leitura: é curta, em breve estará completa, é intrigante e misteriosa, além de ser bastante direta e sem enrolação. Por último, um recado aos fãs de BTS: eu recomendo que vocês curtam a história na plataforma oficial de distribuição que é a LINE Webtoon para dar suporte ao grupo, ao invés de apenas curtirem e lerem a história nos scans que traduzem.