Opinião Sincera | Billie Eilish

 

De tempos em tempos surgem artistas que mudam a concepção mainstream de um estilo musical, mostrando o que está amplamente difundido pode ganhar uma nova forma e surpreender a todos. Assim é com Billie Eilish, cantora de apenas 17 anos que tem quebrado paradigmas na música pop. Assim como Lorde fez uns anos atrás.

A primeira vez que escutei Billie foi com a música Bury a friend, por meio de uma indicação do Spotify, e fiquei surpreso, pois nunca tinha escutado nada parecido. Essa canção em particular é muito visceral, com um clima muito “dark”, fazendo sentir em um filme de terror, como se a Billie tivesse surtando e sussurrando no seu ouvido. Para contribuir ainda mais com esse clima, a música é cheia de efeitos de som, como barulhos de alguém pisando em cacos de vidro, criando uma atmosfera quase esquizofrênica. A primeira coisa que me veio à cabeça foi: “As pessoas precisam conhecer isso.” E imediatamente comecei a compartilhar com meus amigos. Mas mal sabia eu que o mundo já estava falando de Billie Eilish há pelo menos um ano.

O sucesso de Billie também é totalmente incomum. Ela não é aquela artista pop que apela para a sexualização utilizando calças apertadas e decotes. Billie utiliza roupas largas como um rapper e não se importa muito em passar maquiagem. O foco de Billie é sua música. Outro fator incomum é que ela não chegou à fama através de uma grande gravadora, muito pelo contrário, todas suas músicas foram produzidas por ela e seu irmão Finneas, no quarto de casa e elas não seguem a fórmula de singles da indústria, a estrutura das suas músicas são totalmente incomuns.

Vale destacar também os seus clipes. Todos eles são “diferentões” e muito bem produzidos. A própria Billie se define mais como uma artista visual do que musical e isso é bem refletido nos seus vídeos, todos eles seguem um conceito e são bem amarrados com suas letras.

De forma geral, não podemos cravar como será sua carreira, mas, na atualidade, pode-se dizer tranquilamente que não há nada parecido com Billie Eilish. Ela não é pop, rock, rap ou hip hop. Ela é Billie Eilish. Ponto final.