Opinião Sincera | Pokémon: Detetive Pikachu

 

Pokémon: Detetive Pikachu é um filme baseado na grande franquia Pokémon, mais especificamente no jogo de mesmo nome lançado no mundo todo em 2016 para a plataforma Nintendo 3DS. O longa é dirigido por Rob Letterman e estrelado por Ryan Reynolds no papel do Pikachu falante.

A história começa com Tim Goodman chegando à Rhyme City e descobrindo que seu pai, o detetive Harry Goodman, desapareceu e foi dado como morto. Ao chegar ao apartamento de seu pai, encontra um Pikachu, que só ele consegue entender, que perdeu suas memórias. Os dois vão precisar trabalhar juntos para descobrir o que aconteceu ao seu pai.

A trama, apesar de baseada no game, é bem simplória, algo que não esperaria ver reproduzida na série animada, porém a interação entre o Tim e o Pikachu é muito legal de acompanhar e ver os Pokémon todos retratados em live action despertou meu lado criança e fez com que o conflito a ser resolvido ficasse em segundo plano. Todo o filme é um grande fan servisse para os fãs mais antigos da animação.

[Grandes spoilers abaixo]

Mesmo assistindo ao filme sem nenhum conhecimento de background da história, eu saquei o plot twist do fim desde o início, mas achei muita viagem para ser verdade. Tim Goodman descobre que o Pikachu falante, na verdade, agora é seu pai que teve sua mente transferida pelo Mewtwo para o seu companheiro Pokémon para poder sobreviver ao acidente que ele sofreu. Mas não para por ai, o grande vilão do filme quer usar desse poder para transformar todos em Pokémon acreditando ser a forma perfeita de união entre as espécies, o próximo passo da evolução.

[Fim dos spoilers]

Vale destacar o visual do filme que está muito bom. A estética da cidade, que não dá para saber se é Japão ou EUA ou uma grande mistura, está muito bem-feita, bem ao estilo do universo original. O CGI dos Pokémon não está algo tão incrível, mas dá para convencer que essas criaturas existam no mundo real. O Pikachu mesmo parece um bicho de pelúcia real que anda e fala.

Os trailers não me instigaram muito a ver o filme, pois não achei que seria uma boa ideia transferir os Pokémon para o live action. Mas dei uma chance e, apesar de não ser incrível, me diverti muito e fiquei com muita nostalgia. Se estiver a fim de algo simples para distrair, recomendo que veja Detetive Pikachu, vale a pena.