Guia Gamer | Albion Online (2/3)

 

Cá estou eu de volta continuando o assunto de Albion Online. Então, de onde eu parei: equipamentos e habilidades. Como estava dizendo, quando você mata mobs (monstros e bichos) com um tipo de arma (ou quando você cura um aliado e o aliado mata o mob), você ganha pontos de fama. Esses pontos de fama aumentam seu nível de habilidade com aquele tipo de arma (cajado de cura, cajado de fogo, maça, espada, e afins). Quanto maior seu nível de habilidade, mais skills você vai liberando, e melhores tipos de equipamentos podem ser utilizados; assim como também aumenta a quantidade de IP (item power, ou poder do item) que você tem com aquele(s) equipamento(s). Existem 3 grandes “classes”: Guerreiro (Warrior), Caçador (Hunter), e Mago (Mage).

Dentro do “nicho” Guerreiro, temos a armadura do tipo Malha/Plate, que tem maior defesa e menor ataque. As armas são: Besta/Crossbow, Machado/Axe, Martelo/Hammer, Maça/Mace, e Espada/Sword. Como item secundário, temos o Escudo/Shield. Agora, sobre Caçador: armadura Couro/Leather, de defesa e ataque equilibrados, Tocha/Torch como secundário, e como arma temos Arco/Bow, Cajado de duas mãos/Quarterstaff, Adaga/Dagger, Lança/Spear e Cajado da Natureza/Nature Staff. O jogo possui dois tipos de arma para healers: o Cajado da Natureza e o Cajado Sagrado (e todas as derivações de ambos). Falando sobre Mago, sua armadura é Tecido/Cloth, que possui maior poder de ataque em troca da redução da sua defesa. Na mão secundária, essa classe usa Livro/Book (e suas derivações). Já nas armas, a classe utiliza tipos diferentes de cajados (pois seu dano é 100% magia): Piromante/Pyromancer, Arcanista/Arcanist, Mago de Gelo/Frost Mage, Bruxo/Warlock e, claro, o Sacerdote/Priest. Em suma, a variação das armas do jogo se baseia no objetivo que cada personagem vai ter dentro de sua party (explicarei melhor no próximo texto).

Agora vamos falar sobre o Item Power, ou IP. Sua função é aumentar os atributos básicos do equipamento, como armadura, HP, ataque, dentre outros. Esse IP aumenta com: a melhoria do tier do equipamento (equipamentos de tier mais baixo possuem também menores atributos), qualidade do equipamento (que vai de Normal até Obra-prima), encantamento do equipamento (que in-game o pessoal conhece como o que vem “depois do ponto”, explico já) e nível de habilidade com aquele tipo de equipamento.

Com relação à questão do ponto: você conhece os equipamentos de Tier 4 e encantamento 2 como um equipamento T4.2. T representa Tier mesmo, o primeiro número representa o próprio Tier e o segundo representa o nível do equipamento. Existe uma comparação de IP entre os equipamentos, pois existem dois tipos básicos de equipamento, os equipamentos normais e os equipamentos artefato. Equipamentos normais, você “soma” o encantamento com o Tier para dar o equivalente em IP (exemplo: um equipamento T4.2 se equipara em poder a um equipamento T6.0). Claro que equipamentos de maiores Tiers possuem mais habilidades e status melhores que os seus equivalentes, mas, como você precisa de nível de habilidade para utilizar equipamentos de melhores Tiers, vale a pena a curto prazo.

Além da utilização de equipamentos, existem outros tipos de fama para outras atividades também: plantação, criador de animais, cozinheiro, alquimista (para criar poções), gatherer (de coletar materiais), criador de equipamentos (armas, armaduras e equipamentos de gatherer) e refinador de materiais. Note que, para cada ramo citado, existem sub-ramos para desenvolvimento das habilidades (é um pouco complexo, mas vou exemplificar). Se você começar a criar uma espada de Tier 2, você vai desbloquear o ramo de criação de equipamentos para Guerreiro. Se você continuar criando espada de Tier 3, você vai desbloquear o ramo de criação T4 de espadas apenas. Ou seja: equipamentos (armadura, elmo e bota) e outras armas continuarão no Tier 3. Resumindo, quanto maior o nível (até o 4, salvo engano), mais vai se tornando específico, necessitando assim de muito tempo (e dinheiro ou coleta) para você conseguir criar um set de equipamentos completo). Voltando a falar sobre a fama, a diferença no ganho de fama de matar mobs e esse tipo de fama é que a fama de mobs você pode conseguir de duas formas: fazendo a atividade de matar os mobs ou utilizar livros que te dão fama para os equipamentos que você estiver utilizando; e a fama dessas atividades você só consegue realizando-as.

Por exemplo: para poder criar animais de Tier 6, você precisa começar criando do menor Tier disponível (nesse caso dos animais, antes de sequer criá-los Tier 3, que é o mínimo, você precisa plantar e colher cenouras, que são Tier 2 e libera a habilidade de criar animais de Tier 3). À medida que você vai fazendo essas atividades, você vai ganhando pontos de fama para desbloquear as mesmas habilidades em Tiers mais altos. Bom, pessoas, próximo texto eu falo mais sobre o jogo, formas de ganhar dinheiro in-game (e explicação de como fazer isso) e algumas dicas que eu aprendi durante minha jogatina. Até breve!