Guia Gamer | Albion Online (3/3)

JCcKrBJ.jpg
 

E aí, povo bonito? Última parte desse guia sobre Albion, espero que curtam! Voltando de onde paramos: existem 4 formas principais para ganhar dinheiro no jogo. Indo em dungeons, gankando, farmando (montarias especiais) e coletando/criando item. Vamos destrinchar uma por uma para vocês entenderem melhor.

Dungeons (ou instâncias) são o meio mais conhecido (em qualquer MMORPG) de se fazer dinheiro, porque você e um grupo de outros players se juntam para matar mobs e, assim, conseguir dinheiro em si e itens valiosos. O sistema de grupos (party) no Albion é bem interessante: o líder do grupo pode escolher o que cada pessoa recebe (modo quase nunca utilizado), ou os conteúdos dos baús e os drops dos mobs são divididos aleatoriamente no grupo. Esse meio aleatório é mais justo, além de causar menos briga pra não ser “cada um por si” e “quem pegar pegou”. Bagunça menos. Um cuidado a se ter enquanto faz dungeons é ser precavido em qual zona se está (sobre zonas: leia o texto da Parte 1). Quando se está em uma zona de risco, é interessante ter cautela para saber até onde ir, e noção para saber se fica e disputa, ou se sai da dungeon correndo. Em zonas vermelhas, você só pode morrer para um PK e, como aparece no mapa a quantidade de PKs, você deve ficar atento a isso. Assim que aparecer uma quantidade igual ou inferior à quantidade de jogadores do seu grupo, saia imediatamente. Normalmente, esses jogadores estão acostumados a lutar contra players e podem acabar com seu grupo. Como na zona preta não tem indicador de PK no mapa, é extremamente viável jogar em formação “anti-gank”, que consiste em deixar os mobs sempre entre você e os players, assim você tem uma visualização melhor e exposição menor para uma possível fuga ou contra-ataque.

Gank (pra você que estava curioso) é o ato de atacar outros jogadores com o intuito de pegar os equipamentos que ele está utilizando e que ele tem em seu inventário. Por padrão do Albion, todo equipamento tem uma porcentagem de chance de quebrar ao morrer. Quanto menor a durabilidade do equipamento, maior a chance do item quebrar (além de que quanto menor a durabilidade, menor a força do item, mas você pode consertar em um dos NPCs da cidade). Por isso, quando um player morre, alguns itens dele se perdem e viram literalmente ‘lixo’, e outros continuam ali como loot para quem quer que tenha matado. Existem pessoas que fazem gank em dungeons, em áreas pretas ou vermelhas, no próprio mapa… Então é sempre bom andar acompanhado. Para quem for gankar, existem guias e builds de como fazer isso. Para quem quer evitar gank, siga algumas das dicas que estou dando, além de evitar andar por áreas vermelhas e pretas sem necessidade.

Farm de comidas e montarias exige tempo. Para criar animais precisa esperá-los crescer, para criar plantações também é necessário esperar nascer tudo. Você pode vender o resultado do que foi criado (seja vegetal ou animal) por um custo inferior, ou pode, de maneira mais elaborada, vender o produto final. Exemplo: se você cuidar de um cavalo Tier 5 e vender ele, dá em torno de 20.000 de prata. Se você colocar ele numa cela (com couro), já dá mais dinheiro. Se você fizer uma montaria mais elaborada (como Bonehorse ou Morgana Mare), já dá bem mais dinheiro. Assim como a comida, que você pode somente plantar uma alface, ou vender um sanduíche que utiliza alface (leva mais ingredientes, mas dá mais dinheiro, em lote).

Gatherer, ou coletor, você colhe os recursos, que são: tecido, couro, minério, madeira e pedra. Cada um tem seu valor, do Tier 1 ao Tier 8. Quando maior o tier (claro), maior o valor. Como eu comecei a explicar no texto passado, para coletar materiais de maior tier, você precisa ganhar pontos de experiência coletando os tiers inferiores, assim como para criar um item refinado melhor você precisa dos inferiores. Por exemplo: para refinar uma madeira T8, você precisa do material T8 bruto além do T7 refinado. Para o T7 refinado, T6 refinado e T7 bruto, e por aí vai. Apenas os tiers 1 e 2 não necessitam do anterior. Da mesma forma, você pode vender o material bruto, o material refinado ou até mesmo os itens prontos (como cajados, espadas, armaduras e etc).

Pessoal, esses três textos foram um resumo básico do que é o Albion Online, com base no que eu joguei. Ainda tem coisas como Arena, GvG, ZvZ, Mage War, dentre outras atividades que eu ainda vou trazer em outros textos (sim, de tempos em tempos eu vou trazer algum conteúdo de Albion Online pra vocês aqui). Fico por aqui, até a próxima!