Guia Gamer | Albion Online (1/3)

 

Cara, eu jogo esse jogo tem mais ou menos um mês e acho ele fora do comum. Primeiro, porque toda a economia do jogo é rodada pelos jogadores, uma vez que todos os itens do jogo (equipamentos, poções, comidas, montarias) são feitas por outros jogadores, então tudo gira em torno dos próprios players. Não tem quest para ganhar item: ou você ganha itens ao matar monstros (e a chance dos itens caírem são relativamente baixas), ou você compra no mercado (que os próprios jogadores vendem), ou você fabrica. E tem mais uma opção: você mata outro jogador e pega os itens dele.

Pode soar meio bárbaro quando eu falo assim, mas não é um jogo “bagaceira” que você pode descer o cacete em todo mundo. Existem quatro tipos de zonas no jogo: as azuis, que são consideradas zonas seguras e nenhum jogador pode bater no outro; as amarelas, que jogadores que se declaram hostis (explicarei isso em breve) podem atacar jogadores normais e vice-versa, mas ao serem derrubados, os jogadores não morrem (considerem inconscientes); zonas vermelhas, que funciona da mesma forma que as zonas amarelas, porém com um detalhe: se você morrer para um jogador, você não é derrubado, morre mesmo. Nas zonas pretas o esquema é o mesmo da vermelha, mas não é necessário o jogador se declarar hostil, o ambiente é completamente PvP (Player vs Player). 

Você pode estar em três tipos diferentes de hostilidade: hostil, amigável ou com facção. Ao se declarar hostil, você pode atacar outros jogadores normais e também os jogadores hostis, e precisa esperar um tempo para retornar ao modo amigável. Não é possível atacar outros jogadores amigáveis estando no modo hostil, salvo em mapas pretos (onde é, como informei, Open PvP). Existem 5 grandes cidades no jogo: Thetford (onde eu normalmente jogo), Martlock, Fort Sterling, Lymhurst e Bridgewatch. Existe também Caerleon, mas esta última é a mais perigosa (devido a sua redondeza), além de não possuir um modo de facção.

Quando você se alia a uma cidade, você luta pela cidade, então o jogo te coloca na condição de “hostil” entre facções. Como assim? Se você estiver com a facção de Lymhurst e encontrar outro jogador na facção de Fort Sterling, vocês podem se atacar. Lembra o que eu disse sobre jogadores não poderem se atacar em zona azul? Pois é, essa restrição é removida quando o jogador está com a facção ativada. Não importa o mapa, um jogador com facção ativada poderá ser alvo de outros jogadores de facções distintas e um jogador sem facção não pode ajudar (com curas ou habilidades de suporte) um jogador que está marcado com uma facção.

Voltando para alguns princípios do jogo, não existe um esquema de nível de personagem propriamente dito. Você é igual a todos os outros jogadores. Então consideramos que não existe também isso de “classe”. Quando você faz o personagem, você não precisa se restringir para usar “pontos de habilidade” para aumentar o nível de uma classe X ou Y, o que vai diferenciar é sua perícia (digamos assim) com os equipamentos que você utiliza, a raridade do seu equipamento e o nível do seu equipamento. O jogo classifica em 3 tipos diferentes de equipamentos (sem ser armas): tecido, couro ou placas de metal. Daí você tira as “pseudo-classes” do jogo (clérigo, druida, etc.). Quanto mais você joga com um tipo de equipamento, mais pontos de perícia você ganha com aquele equipamento, desbloqueando habilidades daquela “linha de habilidade” e deixando você utilizar equipamentos de níveis melhores. Bom pessoal, eu tenho muito material para trazer para vocês sobre Albion Online, então além de dividir esse texto em 3 partes, eu vou trazendo conteúdo de vez em quando. Até a próxima, pessoal!

 
GAMESGabsartigo, albion online, mmorpg