7 filmes de heróis fora da Marvel e DC

 

- Hancock

Talvez o mais conhecido dessa lista, Hancock é o mais puro relato de um herói que está bem distante de enredos da Marvel e DC. Sem focar em experimentos/cataclismos que dão origem a este personagem, o longa retrata a face humana de um herói que possui mais semelhanças com nós, puros homens da sociedade, do que diferenças heroicas. Will Smith (Hancock) dá vida a um super-herói que tem recaídas e que também atravessa a vida com ciclos de altas e baixas. Quem já assistiu, é uma ótima pedida para um reassistida num fim de semana mais próximo.

- Hellboy

Oriundo das profundezas, herói para uns – anti-herói para outros, Hellboy é filho de um demônio com uma feiticeira que escapa do inferno após a abertura de um portal por um feiticeiro decidido a libertar uma criatura que destruirá o mundo. Ainda bebê, ele é recrutado pelo FBI e criado pelo professor Broom, que o cria como filho. A missão do Hellboy no filme de 2004 é deter criaturas que emergiram em consequência da abertura do portal do inferno. Vale a pena assistir ao filme de 2004 e sua continuação de 2008.

-  Kick-Ass

Toda criança já quis ser, pelo menos uma vez, algum super-herói. Seja para se safar de alguma situação, ou para salvar o mundo e receber as glórias disso. Kick-Ass tem esse enredo. Dave Lizewski (Aaron Taylor-Johnson), é um fã de história em quadrinhos de heróis. Decidido a ser um, ele se arma de toda a parafernália que um herói precisa ter, e decide salvar o mundo. O filme é cômico e retrata uma ótica que a grande parte dos fãs dos super-heróis talvez nunca tenha parado para analisar.

- Trilogia Unbreakable

Esse é o nome da trilogia de Shyamalan de Unbreakable, Split e Glass. Esses são os mais bem trabalhados e reflexivos filmes dessa lista. Com 3 heróis que possuem poderes muito bem compostos e montados, M. Shyamalan quis trabalhar aqui a relação psíquica e suas consequências nas relações dos super-heróis entre si, e entre os super-heróis e sociedade. Existem muitas críticas boas e ruins desses filmes, com alguns erros nos roteiros - minha opinião – os filmes são bem feitos e não os classifico como ruins. Eu indico! Super filmes!

- Judge Dredd (1995)

Judge Dredd pode por ora parecer mais um filme de ação do Stallone, mas aqui há mais de uma característica para encaixarmos ele nessa lista. É baseado em um quadrinho, tem um grande dilema moral/filosófico, um plano diabólico e a própria figura do super-herói Dredd para lidar com isso tudo. O ponto master do filme, para mim é como, juridicamente, Dredd centraliza em sua pessoa o papel de juiz, júri e carrasco. Fica a dica e a indagação para quem é da área do direito.

* Bônus

- Capitão Fantástico

O filme não é do tradicional herói que estamos acostumados a ver na telinha. Mas o filme é deveras lindo e retrata a história de um super-herói atual e que não é nada mainstream.

 - O Doutrinador

Filme brasileiro sobre um vigilante mascarado que ataca políticos e empreiteiras corruptas. Totalmente atual e pode-se dizer que representa um herói nacional, uma figura que todos nós brasileiros já pensamos em ser um dia.